23/02/2026
Há tempos não saía um pão integral por aqui.
400gr farinha de trigo
350gr farinha de trigo integral
450gr água
60gr manteiga sem sal
45gr açúcar mascavo
45gr leite em pó
15gr sal
7,5gr fermento seco
Fiz direto, sem esponja.
Coloquei o fermento e a água na tigela da batedeira, misturei para dissolver. Em seguida adicionei os demais ingredientes, deixando a manteiga por último.
Bati na velocidade 2 até atingir o ponto de véu. Pode sovar na mão também.
Deixei a massa descansar por uns 40 minutos. Dividi em duas partes, modelei e coloquei nas formas (22x10x10).
Esperei crescer até ultrapassar a borda e levei para assar em forno pré aquecido a 180 graus. Tirei do forno após 45 minutos.
Desenformei e deixei esfriando sobre uma grade.
Gosto de já deixar fatiado. Um foi para o freezer. 🍞☕