11/06/2026
Hoje fui a uma feira de nutrição e produtos naturais para conhecer novidades do mercado alimentício.
Fui hoje como a nutricionista da padaria e não a padeira, fui ver novas tendências, ingredientes e possibilidades.
Vi coisas incríveis feitas com alimentos naturais, plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e ingredientes que realmente ampliam o valor nutricional dos alimentos.
Mas uma coisa me chamou atenção.
Percebi o quanto estamos nos afastando do alimento e nos aproximando cada vez mais dos nutrientes isolados.
A água virou água proteica.
O alimento de verdade deram lugar a gomas, balinhas e comprimidos.
Alimentos passaram a ser produtos com "sabor de comida", enriquecidos com proteínas, colágeno, creatina e uma infinidade de adições.
Não sou contra a ciência, nem contra a inovação.
Valorizo profundamente os superalimentos como cacau, cúrcuma, café e tantos outros. Inclusive, busco utilizá-los na padaria para enriquecer alimentos de verdade.
Mas saí da feira com uma reflexão:
Em que momento passamos a acreditar que o alimento precisa ser transformado para ter valor?
Talvez o futuro da nutrição não esteja apenas em adicionar nutrientes aos produtos.
Talvez esteja em reaprender a valorizar a comida de verdade.
Porque, no fim das contas, nenhum "sabor de alimento" substitui o próprio alimento.
Se essa reflexão conversou com você, me conta aqui nos comentários qual alimento simples nunca perdeu espaço na sua mesa.