29/12/2025
Atualização sobre as "Andorinhas" resgatadas no Antigualha:
No dia 21/12 fomos surpreendidos com muitos pios presos dentro da antiga tubulação do fogão a lenha da casa onde está o Antigualha. Eles haviam caídos do topo da chaminé, impossibilitando serem realocadas novamente ao seu antigo ninho.
Depois de várias tentativas de contato com os órgãos competentes sem sucesso, decidimos tratar temporariamentes desses pitocos até entregarmos para alguém especializado. Foram 8 dias de muita pios e carinho a esses pequenos. Hoje, 29/12, entregamos eles bem gordinhos e com p***s formadas já, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano no Parcão, para darem continuidade ao seu processo de soltura.
Os 5 sobreviveram, incluindo o menor deles, apelidado carinhosamente de Zequinha Urubu.
Depois de muito pesquisar, vimos que a espécie é na verdade um Andorinhão-do-Temporal. Ele é um parente mais próximo do beija-flor do que das andorinhas. É um pássaro que só pousa quando vai fazer seu ninho e costuma dormir em voo.
Agora é torcer para que de tudo certo com esses bichanos e a e a SMMADU deem continuidade ao tratamento que eles merecem.
Se alguém tiver um conhecido lá para nos manter atualizados, agradecemos.
-do-temporal