05/09/2015
Vamos lá com mais uma receita... Dessa vez uma receita que faz dois resultados: Ricota e Cottage!
Você vai precisar de:
1 litro de leite integral
5 a 10 colheres de vinagre
Modo de preparo:
Coloque o leite para ferver, assim que levantar fervura, desligue o fogo e vá adicionando o vinagre aos poucos, até o leite "coagular" (F**ar assim https://goo.gl/BGoac4) parar de adicionar e deixar descansar por 20 minutos.
Para a ricota:
Passe o leite coagulado em uma peneira fina, coador ou pano de prato, para eliminar todo o líquido. Coloque em um recipiente para obter o formato desejado e leve à geladeira.
Para o cottage:
Passe o leite coagulado em uma peneira fina, deixando bem pouco líquido junto com o sólido, até atingir a consistência desejada.
**Pode-se adicionar à mistura, se desejado, sal, pimenta do reino, ervas finas (fazer antes do descanso de 20 minutos)**
A duração dos produtos é de uma semana, bem acondicionados na geladeira.
MUITO IMPORTANTE: O líquido que sobra nesse preparo não deve em hipótese alguma ser jogado fora. Já ouviu falar em Whey Protein? Pois é, nada mais é que o soro no leite, porém em uma quantidade bem mais concentrada! Então, pode-se usar ele como substituto de água ou de leite em algumas receitas como bolos, pães, sucos e vitaminas. Esses são alguns dos exemplos do que pode ser feito com algo que muitos jogam fora!
Espero que gostem da receita e façam em casa. Para dúvidas, sugestões ou reclamações, o contato pode ser feito nos comentários ou por mensagem privada para a página!
Bom apetite ;)