30/08/2025
Hoje, com pesar e muita admiração, prestamos uma singela homenagem a Luís Fernando Verissimo, que atravessa nossas vidas e a do Sabor de Calábria de maneira muito especial, através do prefácio que escreveu. Um encontro ancestral à mesa, nesse espaço de trocas, afetos, conversas, risos, lágrimas, confidências e desavenças, todos unidos pelo alimento que nos nutre! Vida longa às memórias, aos encontros, às palavras, ao que foi dito, escrito e registrado! Obrigada, Luís Fernando Verissimo!
Sabor de Calabria
A história do nosso encontro começa em um dia chuvoso no Rio de Janeiro, durante uma palestra no Instituto Moreira Salles sobre Érico Verissimo. Luís Fernando estava ali para falar sobre a obra de seu pai. Eu, movida pelo desejo de convidá-lo a escrever nosso prefácio, esperei nervosamente até que o auditório se esvaziasse e a última pessoa tivesse conversado com ele para me aproximar. Me apresentei rapidamente, controlando meu nervosismo, pois já sabia que ele era uma pessoa reservada, de poucas palavras. Apresentei o livro Sabor de Calábria e fiz o convite para que ele o prefaciasse. Ele me escutou em silêncio e, então, disse uma única palavra: "sim". Quase não acreditei, depois de tanta hesitação. Ele me passou seu e-mail para que eu enviasse o material do livro e, naquela mesma noite, preparei e enviei. Compartilhei, radiante, o "sim" com Gianpietro e Beth, e aguardamos, sem saber quanto tempo levaria, por sua resposta. Cerca de 10 dias depois, o prefácio chegou por e-mail, pronto! Foi um presente e um grande reconhecimento por esse trabalho afetivo ao qual nos dedicamos durante alguns anos. Algum tempo depois, tivemos a honra de receber Luís Fernando e sua esposa, Lucia, para um jantar no Centro Calabres, em agradecimento pela contribuição generosa que fez ao nosso projeto. 30/08/2025, Rossana