10/05/2026
Hoje foi o dia da apresentação das mães na escola. ❤️
E lá fui eu ver a Stella se apresentar.
Esses dias eu estava sofrendo com o medo da adaptação na escola, o choro, ela sentir minha falta. Quando, no fundo, com toda certeza, era eu quem sentia mais falta dela, mas enfim, eu sou adulta. Eu consigo entender o que está acontecendo. Mas para ela, tudo ainda é novo. Tudo ainda é descoberta.
E hoje, durante a apresentação, assistindo a Stella no meio dos amiguinhos, fazendo a coreografia, usando o uniforme, segurando um coração escrito “LAURA”… foi como enxergar um mundinho inteiro que é só dela. 🥹
Foi aí que pensei: existe algo muito silencioso na maternidade. É o momento em que a gente percebe que os nossos maiores medos, um dia, viram memórias. E que bom que viraram. Mas ao mesmo tempo o coração sussurra: tempo vai mais devagar.
E a escola traz novas versões da Stella.
A Stella que dança.
A Stella que interage.
A Stella que cria coragem.
A Stella que aprende coisas novas todos os dias.
E eu sinto como todo meu ser, o quanto é maravilhoso ser mãe.
Desde o dia em que descobrimos que estamos grávidas, cada fase chega com um sentimento diferente. Primeiro o medo do desconhecido. Depois a dúvida silenciosa que toda mãe conhece: será que eu vou conseguir? E então a culpa por achar que estamos fazendo tudo errado.
Mas de repente, quase sem avisar, tudo vai se encaixando.
Os medos vão virando memórias.
E a gente encontra um lugarzinho que é só nosso. No meu caso, Meu e dela.
Nos pequenos momentos.
Nas conversas aleatórias.
Nas frases que ela fala e me deixam boquiaberta pensando: de onde vem tudo isso?
No abraço inesperado.
Nas mãozinhas procurando as minhas.
Nos instantes simples que ninguém vê… só eu e ela. E eu vou depender da minha memória pra lembrar.
É nesse lugarzinho que o coração acalma.
Um lugar que faz tudo valer a pena. Que faz a gente sentir que está exatamente onde deveria estar.
E então a gente se sente a melhor mãe do mundo. Quer dizer, a melhor mãe que conseguimos ser.
Eu aprendendo a ser mãe e ela aprendendo a ser filha. ❤️