Jana Oliveira Arquitetura e Lighting Design

Jana Oliveira Arquitetura e Lighting Design Oferecemos projetos de iluminação personalizados e eficientes, todos os artigos necessários para iluminação, luminárias exclusivas e o melhor atendimento.

A iluminação pode mudar completamente um ambiente, além de mudar a maneira como nos sentimos naquele ambiente. Por isso ...
07/02/2023

A iluminação pode mudar completamente um ambiente, além de mudar a maneira como nos sentimos naquele ambiente. Por isso hoje eu trouxe para vocês 3 dicas de como iluminar o seu ambiente da melhor maneira! (Tem um bônus no final!)

1. ESCOLHA DOIS TIPOS DE ILUMINAÇÃO. INDIRETA E DIRETA.

A indireta pode estar em um ou mais pontos e vai iluminar o ambiente em geral.

A direta vai atender a um ponto específico.

2. DETERMINE A LUZ DIRETA DE ACORDO COM O USO.

A luz direta pode apenas enaltecer algum item decorativo, f**ar numa poltrona de leitura, ou como neste quarto de bebê onde a luz azul é uma alternativa mais branda para o acesso durante o soninho.

3. DIVIDA AS LUZES EM CIRCUITOS DIFERENTES

O mais interessante de ter mais de um tipo de iluminação é poder variar entre um, outro, ou todos dependendo do momento.

Qual é a sua maneira favorita de iluminar um ambiente? Escreva aqui nos comentários!

Um registro desse time incrível e dedicado depois de escolher os revestimentos de um espaço delicioso que está chegando ...
02/02/2023

Um registro desse time incrível e dedicado depois de escolher os revestimentos de um espaço delicioso que está chegando em Taubaté 😊

É incrível ver a dedicação de pessoas que sabem correr atrás dos seus sonhos, eu e os 3 sócios do espaço surpresa aqui de Taubaté chegamos em uma sexta a noite com a loja quase fechando para escolher os revestimentos. Ficamos até quase sermos expulsos. A loja já tinha fechado a porta, só faltava sairmos pra apagarem as luzes kkkkk

O que importa é que conseguimos, escolhemos os revestimentos e saímos de lá com aquela sensação maravilhosa de dever cumprido!

É assim mesmo! E assim o gostinho das conquistas f**am ainda melhores....

Seis pessoas, após seus expedientes, em plena sexta a noite, juntos pela mesma causa 🤜🏼🤛🏽
...ansiosa pra falar mais desse projeto 🥹🖤

Pra hoje uma registro do processo construtivo e uma foto atual dessa fachada de fundo da NOSSA CASA.Neste projeto o maio...
31/01/2023

Pra hoje uma registro do processo construtivo e uma foto atual dessa fachada de fundo da NOSSA CASA.

Neste projeto o maior desafio foi adequar o sonho ao bolso 💰😁
Num cenário onde as linhas modernas são admiradas e também me agradam muito, o partido adotado seguiu linhas tradicionais. E o motivo pode te surpreender👇🏽

Quando falo de "bolso" penso na construção propriamente dita e na vida útil/manutenção da mesma.

Geralmente as construções com traçado moderno têm:
1- Predominância de alvenaria/concreto armado.
2- Conjunto de materiais mais tecnológicos como aço, isopor, mantas, etc.

Com a alta tecnologia vem o custo elevado, desta forma a opção 2 não caberia. E apesar da beleza trazida pela opção 1, a longo prazo as despesas com ar condicionado por exemplo não seriam bem vindas.

Então a alvenaria convencional, telhado de duas ahua, com telhas cerâmicas e beirais foi o melhor caminho. Digo que é casa com "cara de casa".

A arquitetura Colonial que tanto vemos no interior do nosso país, não foi desenvolvida por falta de criatividade. Muitas vezes limitada por falta da existência ou acesso a alta tecnologia, mas sem a ausência da mesma. O cuidado estético existia sem descuidar da eficiência. Os porões, por exemplo, eram um recurso contra umidade do solo, visto que não haviam impermeabilizantes.

E foi essa a grande premissa para este projeto. Soluções convencionais utilizadas há décadas.

Se chegou até aqui, volta e repara bem nas imagens. Olhem o desenvolvimento da vegetação....mais especif**amente a 🌴 do lado direito. Como não amar o paisagismo!

Com a vida cada dia mais frenética e o acúmulo de funções no nosso dia a dia, a funcionalidade é palavra chave nos meus ...
26/01/2023

Com a vida cada dia mais frenética e o acúmulo de funções no nosso dia a dia, a funcionalidade é palavra chave nos meus projetos.

Compreender um pouco da rotina e gostos dos ocupantes é fundamental para isso.

Para a cozinha, por exemplo, saber se a pessoa gosta ou não de cozinhar, se cozinha sozinha ou acompanhada, vai definir o tamanho da bancada, quantidade de cuba, etc.

As atividades que acontecem na sala podem definir a intensidade da iluminação, tipo de sofá. Um sofá amplo, macio, com chaise pode ser perfeito pra quem curte f**ar esparramado vendo TV, porém se recebem amigos com frequência para bater papo essa não é a melhor opção.

Deu pra compreender como o desenvolvimento dos detalhes pode deixar sua vida mais prática?

Tudo começa com uma boa conversa.  Nesse momento além de escutar as pretensões do cliente para o espaço, faço perguntas ...
12/01/2023

Tudo começa com uma boa conversa. Nesse momento além de escutar as pretensões do cliente para o espaço, faço perguntas sobre o estilo e necessidades, de forma a captar além do que já me passou na "lista de desejos"
(Geralmente já saio dessa conversa projetando tudo aqui 🧠)

Costumo pensar de "dentro pra fora", a partir da planta. A fachada é o resultado da distribuição interna. Porém já vou raciocinando em 3D, posiciono os cômodos, já sabendo o efeito estético resultante.

A partir dessa distribuição faço o caminho contrário, vou "pra fora " para criar os detalhes Arquitetônicos, estéticos e funcionais, são eles que darão a identidade ao projeto.
É nessa hora que busco inspiração em tudo que já vi e se faltar recorro ao Google pra me inspirar.

Os detalhes de fora, podem demandar ajustes internos. Arrasta uma parede aqui, uma abertura ali, para melhorar soluções estruturais, por exemplo.

Pronto!
Forma definida, é hora de escolher cores, acabamentos, paisagismo, etc.

Ps: muitas vezes alguns dos itens depois do "pronto!" surgem antes ou durante o processo.

Gostou de saber mais sobre o meu trabalho?

Arquitetar com conexão a natureza sempre foi intuitivo pra mim, com base na minha experiência e satisfação pessoal....e ...
05/01/2023

Arquitetar com conexão a natureza sempre foi intuitivo pra mim, com base na minha experiência e satisfação pessoal....e estudando pude comprovar a importância e eficácia desse cuidado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ambiente construído é responsável por 19% dos fatores que afetam a saúde e o bem-estar.

E não precisa ter uma casa no campo pra sentir essa satisfação. Dá para trazer esses benefícios para o ambiente construído nos espaços urbanos.

Tomar um café sob luz natural, abrir a janela e sentir a brisa, ver o sol invadindo sua casa pela manhã (até o fogão pode ter esse privilégio☀).....e o verde? Aaaah o verde?💚😌 pode ser um pouquinho ali beirando a janela, ou um monte tampando o céu. Se for no quintal sem muita manutenção f**a perfeito 😁.

Conectar com a natureza, é usar o que ela nos proporciona da melhor maneira. Iluminação natural, ventilação natural e vegetação usadas de forma desordenada também podem ter efeito negativo.

Aprecio e compreendo a importância dos ciclos… além de uma simples mudança no calendário, o Ano Novo traz novas energias...
03/01/2023

Aprecio e compreendo a importância dos ciclos… além de uma simples mudança no calendário, o Ano Novo traz novas energias, um "gás" novo.... Há quem diga que é psicológico! Concordo plenamente! E é esse psicológico que nos move.....

Desejo que 2023 seja mais leve para nós todos. Que cada dia mais possamos entender o quanto as redes são um "recorte" da vida das pessoas, que a realidade vai além disso tudo aqui e o que mais importa é a VIDA REAL.

Profissionalmente quero continuar fazendo parte da história e sonho das pessoas, aprender mais e aplicar esses conhecimentos (novos métodos de produção estão chegando por aqui 🙏🏽).

Seguir trabalhando com o que amo, deixando a vida das pessoas mais confortáveis e felizes! Tudo isso conciliando momentos deliciosos com minha família e amigos.

Vem com tudo, 2023! Tô pronta 😉

Eu desejo do fundo do coração um Feliz Natal a todos!!Que seja um Natal cheio de família, de amor, de comida boa, de aco...
25/12/2022

Eu desejo do fundo do coração um Feliz Natal a todos!!

Que seja um Natal cheio de família, de amor, de comida boa, de acolhimento e felicidade.

O meu desejo é que todos possam, um dia, ter o privilégio de possuir um lar que amam para receber toda a família e espero poder ajudar as pessoas a realizarem esse sonho!

Feliz Natal!

Já ouviu alguém  dizer: "Cuidado com o que pede pra Deus!"? Aconselho pedir direitinho mesmo 😅....Sou daquelas que sempr...
22/12/2022

Já ouviu alguém dizer: "Cuidado com o que pede pra Deus!"? Aconselho pedir direitinho mesmo 😅....

Sou daquelas que sempre sonhou em ter família e filhos... Escolher o que cursar aos 18 anos é complexo. Porém, entre outras MUITAS questões, já acreditava que ser autônoma me daria a possibilidade de conciliar profissão e filhoS....

Cá estou eu, desejo atendido! ✅ O sonho era ter 2 ou 3 herdeiros, mas as circunstâncias mostram que com mais de um pequeno ao mesmo tempo não é viável.

Quando ele era recém nascido o desafio era parar a toda hora pra trocar e mamar....em contrapartida ele f**ava de boas no carrinho. Bastava uma balançada pra adormecer e eu já seguia tranquila na minha mesa de trabalho.

Tempo depois do carrinho foi pro cercado....do cercado pro chão (nesse período a sala ganhou novo layout pra ele ter espaço e segurança ao mesmo tempo)....

Começou a andar, já não podia f**ar na sala (onde f**a minha mesa de trabalho). Mudei tudo para um quarto onde ele "f**asse" no meu campo de visão. Vários tipos de barreira foram criadas nessa fase andante....

Parecia difícil, mas os dois aninhos chegaram, agora ele anda, corre, escala.....o céu é o limite. Gente!....agora estou tendo aquele misto de emoções onde num momento me sinto a mulher maravilha e logo em seguida a mais frágil donzela. Estou vivendo o período mais complexo para conciliar minhas atividades. Luan demanda (e cobra, pede mesmo) muuuuita atenção.

Já tem alguns meses que 90% dos meus cronogramas não se concretizam. Mas sigo firme buscando alternativas. Agora mais tranquila/ansiosa esperando o ano letivo 2023, pois meu pequeno vai pra escolinha.

Mesmo aliviada, sei que sentirei falta desse convívio em tempo integral (já enchi o olho de lágrimas agora), mas sei que teremos tempo de qualidade juntos.

Vou conseguir colocar mais energia no meu trabalho que eu também amo e faço com todo cuidado.

Enfim....conciliar trabalhar e maternar é um desafio enorme, cheio de lições.....

📒📖📝Segundo matéria publicada na revista Casa e Jardim, "de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los An...
27/11/2019

📒📖📝Segundo matéria publicada na revista Casa e Jardim, "de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, há uma ligação entre altos níveis de cortisol, hormônio do estresse, em pessoas que vivem em casas com grande quantidade de objetos de decoração. Ou seja, quanto mais enfeites e acessórios você tem, maior a chance de se sentir estressado. Segundo o estudo, isso acontece porque a quantidade exagerada de adornos está relacionada a uma casa bagunçada e isso remete ao fracasso. Segundo a pesquisa, a solução para uma vida calma e feliz é uma boa limpeza e uma casa minimalista", mas isso não quer dizer ausência de cores ou objetos decoração.....o que precisamos é de limite e equilíbrio. Se precisar de um profissional para isso, pode contar comigo!!😉

Fala galera, belezura?!! ✍🏽Vim  dividir uma experiência com vocês...vou resumir rsrs.....quando inicio um trabalho, ante...
14/11/2019

Fala galera, belezura?!! ✍🏽Vim dividir uma experiência com vocês...vou resumir rsrs.....quando inicio um trabalho, antes da criação do projedo, eu bato um papo com os envolvidos, como se fosse o briefing , porem menos objetivo......o projeto foi de uma residência, para a família, sendo o pai e a mãe, um casal de filhos já adultos, e o filho da filha....esta reunião costuma demorar um pouco, principalmente num caso como este. Cada um da ênfase naquilo que interessa mais né?!
Um se preocupou com a garagem, o paizão com a área da churrasqueira, outro queria uma raia para natação na piscina, etc. O que me chamou atenção foi o pedido da filha mais velha “eu quero que tenha um pé de jabuticaba” ....☺aaaai gente, que delicadeza! Estava diante de uma família de trabalhadores, de um pai beirando seus 60 anos, que agora sim mudaria para uma casa ideal, e o que ela pediu foi simplesmente um pé de fruta🌱🌱....E SIM, o pé de jabuticaba entrou no projeto com toda ênfase que merecia.... Em um espaço que poderia ser visto da sala de estar/jantar, da cozinha e do acesso a área intima......Arquitetura é muito mais que colocar um desenho no papel, obedecendo normas e legislação. São sonhos, desejos e muita inspiração traduzidos em espaços personalizados, impressos no papel, antes que se tornem realidade!!

Endereço

Rua Tom Jobim, Nº 05
Taubaté, SP
12092000

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Jana Oliveira Arquitetura e Lighting Design posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar