15/08/2023
• MARANHÃO • chegou a hora de me despedir desse lugar de tantas maravilhas e tantos contrastes - na arquitetura em bens restaurados e tombados, outros abandonados à própria sorte … ou não … em ruínas.
Na parte tombada, vemos as ruas sem postes, sem fios de eletricidade, com iluminação adequada e pavimentação das calçadas - já na parte menos nobre mas rica em sua arquitetura, obras belíssimas de outros tempos estão em ruínas, postes, emaranhados de fios e cabos - calçadas esburacadas.
Todas as cidades tem seus contrastes, assim como nossa gente!
Saio daqui com a certeza que temos muito a fazer em prol das cidades, da nossa história e do Patrimônio Histórico - tão rico e tão abandonado!
A diversidade do povo, sua culinária, seus saberes, tudo tão presente aqui em São Luiz, em Alcântara e nos Lençóis Maranhenses, rios, lagoas, Mar, dunas - tudo tão visitado, explorado e ao mesmo tempo e a grande parte tão protegida e ainda possível de ver seus belos traços e pisar em suas areias e pedras… e só deixarmos nossos rastros …