A menina do lar

A menina do lar Sou a Cláudia e realizo projetos de decoração afetiva de interiores, sensível a histórias de vida. Foi o empurrão que precisava para retomar este projeto.

Nasci em pleno verão e cresci no campo rodeada de brincadeiras ao ar livre que me transportavam para filmes western e de ficção, entre cabanas e naves. As brincadeiras de criança fizeram-me despertar o espírito criativo. Assim, tenho sido movida por diversas paixões: a palavra, a fotografia, as viagens, e toda a poesia da palavra lar (decoração, jardinagem, mobiliário que ocasionalmente restauro..

.). Dizem que sou uma insatisfeita, mas o que gosto mesmo é da satisfação de viver experimentando, usando, para tal, todos os meus sentidos. Com o nascimento dos meus 2 filhos, decidi dar prioridade ao nosso projeto familiar e colocar em stand by o meu sonho alto: trabalhar em decoração. Recentemente, percebi que estava na hora de regressar a mim própria e frequentei um curso de decoração de interiores e jardins. Hoje sou tudo isto: a menina do lar, a mãe, a companheira...
Dia a dia, com muito amor, vou dando vida a este projeto. Lancei os serviços de decoração que foram pensados com muito afeto, tendo resultado no: HOME SERVICE. Sou apaixonada pelo design afetivo, pelo contar de histórias a partir da decoração, pelo detalhe, pelo novo misturado com o antigo, pela luz e cor, pela textura e pelo padrão, pelo natural e pelo sustentável.

Ficar nos .studios significa acordar com os sons da natureza, abrir a janela e ver apenas árvores e o céu. Sem pressa ne...
07/06/2026

Ficar nos .studios significa acordar com os sons da natureza, abrir a janela e ver apenas árvores e o céu. Sem pressa nem notificações. 🌳

Situados no Parque Natural de Montesinho, são ótimo ponto de partida para descobrir alguns dos lugares mais bonitos de Trás-os-Montes:

1. Albufeira do Azibo
2. Passeio de barco ao pôr do sol pela paisagem protegida do Azibo
3. Miradouro de Santa Combinha
4. Podence
5. Castelo de Bragança
6. Parque Biológico de Vinhais
7. Rio de Onor
8. Montesinho, com paragem obrigatória na Casa da Edra
9. Fazer alguns dos vários trilhos e caminhadas a partir dos Bétula Studios

Mas, sinceramente? O mais nos encanta sempre que escapamos para aqui, nem são os lugares incríveis que visitamos…
É o caminhar aldeia fora e percorrer trilhos novos a cada visita.
É o mergulhar num rio de águas imaculadas.
É o sentar-me à mesa e provar sabores que sabem a tradição.
É o abrandar.

Porque, às vezes, não é sobre chegar a um lugar incrível, é sobre a forma como esse lugar nos faz sentir. É nisso, os .studios são mestres. ☺️

Guarda esta publicação para a tua próxima escapadinha em Trás-os-Montes. Depois não digas que não avisei! 😉

Até breve,
🧡

——

E se o cansaço que sentes não vier da falta de tempo… mas do excesso de controlo?Passamos os dias a tentar prever, organ...
23/04/2026

E se o cansaço que sentes não vier da falta de tempo… mas do excesso de controlo?

Passamos os dias a tentar prever, organizar, garantir. A querer que tudo corra certo, à hora certa, da forma certa. Sempre ligados. Sempre a correr. Sempre “quase lá”.

Mas por dentro… cada vez mais longe.

Até que, um dia, simplesmente fui.
Sem plano. Sem mapa. Sem saber exatamente ao que ia — só com a certeza de que precisava de sair de mim para me voltar a encontrar.

E no silêncio desse “não saber”, algo mudou.

A respiração ficou mais leve.
Os pensamentos abrandaram.
E senti espaço.

Espaço para ouvir o que andava a ignorar.
Espaço para perceber o que já não fazia sentido.
Espaço para voltar ao essencial.

Percebi que não preciso de ter tudo resolvido para estar em paz.
Que nem todos os caminhos têm de ser eficientes — alguns só precisam de ser verdadeiros.
E que, às vezes, perder o controlo… é exatamente o que nos salva de nos perdermos de nós.

Num mundo que te puxa para fora o tempo todo, talvez o maior ato de coragem seja este:
abrandar. largar. confiar.

E ir — mesmo sem garantias.

Porque há reencontros que só acontecem quando paramos de tentar controlar tudo.

Se sentiste isto… guarda.
Se conheces alguém que precisa disto… partilha. 🌿

Até breve,
🧡

————

|| PROJETOS  DE  INTERIORES ||Fui novamente contactada por estes clientes — e não podia ter ficado mais feliz  - para, d...
23/03/2026

|| PROJETOS DE INTERIORES ||

Fui novamente contactada por estes clientes — e não podia ter ficado mais feliz - para, desta vez, intervir no quarto de um menino muito querido. 😊

O desafio foi criar um quarto que fosse funcional, acolhedor e capaz de acompanhar o seu crescimento. O espaço foi organizado em diferentes zonas — descanso, arrumação e brincadeira/trabalho — garantindo uma leitura equilibrada do mesmo e uma circulação fluida. Privilegiou-se uma disposição racional do mobiliário, permitindo liberdade de movimentos e evitando a sobrecarga visual.

Um dos pedidos foi abordar o tema que o pequeno cliente tanto adora de forma discreta, através de poucos objetos temáticos, cuidadosamente escolhidos para
que possam ser facilmente substituídos ou adaptados ao longo do tempo, evitando uma decoração excessivamente infantilizada. 🌏

De uma forma geral, o projeto privilegiou a organização, a funcionalidade e o conforto, criando um ambiente equilibrado, acolhedor e tranquilo, que promove a calma, o bem-estar e a criatividade.

Projeto aprovado... agora é hora de o tornar realidade! ✨

Deixa o teu 🖤 nos comentários.

Até breve,
🧡

------

|| PROJETOS  DE  INTERIORES ||Duas propostas de moodboard para um projeto de decoração de quarto de menino.✨Esta é a fas...
18/02/2026

|| PROJETOS DE INTERIORES ||

Duas propostas de moodboard para um projeto de decoração de quarto de menino.✨

Esta é a fase inicial do projeto, onde estudamos cuidadosamente as possibilidades cromáticas, as texturas e os elementos-chave, sempre alinhados com as necessidades e os desejos do cliente. É um momento essencial de exploração criativa e definição de identidade. 🫶

A partir daqui, avançamos para a proposta de layout e para a visualização completa do espaço em 3D.

O tema é abordado de forma discreta e delicada, através de poucos objetos temáticos, cuidadosamente selecionados para que possam ser facilmente substituídos ou adaptados ao longo do tempo, evitando uma decoração excessivamente infantilizada e permitindo que o quarto cresça com a criança. 🌙

Sob um tema subtil do sistema solar, apresentámos duas opções distintas:
🟠 Opção 1 – mais colorida, leve e divertida
🟠 Opção 2 – mais neutra, serena e intemporal

Qual é a tua preferida, 1 ou 2? 💭

Até breve,
🧡

-------
Projetos de decoração | Quarto de menino | Moodboard

ᴄʀɪᴏ ɪɴᴛᴇʀɪᴏʀᴇꜱ ᴀꜰᴇᴛɪᴠᴏꜱ, ꜱɪɴɢᴜʟᴀʀᴇꜱ ᴇ ᴄᴏɴꜱᴄɪᴇɴᴛᴇꜱ ǫᴜᴇ ɪɴꜱᴘɪʀᴀᴍ ᴇ ᴛʀᴀᴢᴇᴍ ꜰᴇʟɪᴄɪᴅᴀᴅᴇ.﹡﹡﹡Se precisas de ajuda na decoração...
28/01/2026

ᴄʀɪᴏ ɪɴᴛᴇʀɪᴏʀᴇꜱ ᴀꜰᴇᴛɪᴠᴏꜱ, ꜱɪɴɢᴜʟᴀʀᴇꜱ ᴇ ᴄᴏɴꜱᴄɪᴇɴᴛᴇꜱ ǫᴜᴇ ɪɴꜱᴘɪʀᴀᴍ ᴇ ᴛʀᴀᴢᴇᴍ ꜰᴇʟɪᴄɪᴅᴀᴅᴇ.

﹡﹡﹡

Se precisas de ajuda na decoração ou remodelação do teu lar, ou de outro espaço, entra em contacto comigo ou preenche o formulário que encontras no link da bio. Estou aqui para ajudar.

Até breve,
🧡

———-
| Decoração de interiores | Projetos de decoração

Adorei a trend... por isso aderi. Adorei ir ao baú das memórias para perceber onde estava e como estava há 10 anos atrás...
12/01/2026

Adorei a trend... por isso aderi.

Adorei ir ao baú das memórias para perceber onde estava e como estava há 10 anos atrás, que parece que já foi há uma eternidade. 😊

Em 2016 ainda era professora a tempo inteiro e jamais pensaria que a decoração iria se tornar tão central na minha vida e, inclusive, fazer dela profissão. Não posso negar que a paixão já existia e fazia da minha casa - que há 10 anos ainda estava em processo "mais pesado" de remodelação - era a minha cobaia para todo o tipo de experiência decorativas. Aliás, a Menina do Lar já existia em formato de blogue, onde partilhava não só todas estas experiências, mas também conteúdos sobre decoração, viagens, cuidar do lar e cozinha ...

Em 2016 - com uma miúda com 2 anos - também ainda descobria todo este lado maternal que pensava que não tinha. Foi, portanto, um ano feliz, de muita aprendizagem mas também de muito cansaço, muito voltado para a família e amigos. 👣

2016 foi o ano de muitas primeiras e últimas coisas e o ano em que descobri que voltaria a ser mãe, mesmo ainda estando a aprender a sê-lo pela primeira vez. ✨

Olhando para os últimos 10 anos apercebo-me que cheguei bem e a sítios que nunca imaginei algum dia chegar. Por isso, só posso estar grata! 🫶

Até breve,
🧡

----
#2016

E, quase sem me aperceber, mais um ano chega ao fim. O que me leva a pensar que a vida não passa depressa — nós é que mu...
31/12/2025

E, quase sem me aperceber, mais um ano chega ao fim. O que me leva a pensar que a vida não passa depressa — nós é que muitas vezes passamos por ela distraídos; por isso, estar presente e apreciar as pequenas e grandes coisas tem sido a minha forma de tentar viver… nem sempre fácil mas tão necessária. 🫶

2025 foi um ano de grandes contrastes.

Foi um ano de realização de sonhos, mas também de cumprir rotinas;

Foi um ano de aventuras e de superação física, mas também de viver com medos herdados;

Foi um ano de alegrias em família e amigos, mas também de perda e de luto;

Foi um ano de gargalhadas, mas também de silêncio;

Foi um ano em que percebi que preciso de continuar a trabalhar em mim, mas também que ganhei consciência do meu valor, da minha verdade e que o ruído externo não cabe na minha vida;

Foi um ano de inseguranças, mas também tive coragem de me proteger em vez de seguir o esperado ou o politicamente correto.



2025 foi o ano em que percebi que não preciso de fazer escolhas e que não tem mal em ter mais do que uma paixão. Voltei à sala de aula que tanta falta me fazia e sei o quão boa e necessária sou. Continuei a desenvolver projetos de decoração que tanto adoro e onde sei que faço a diferença. E, contrariando o meu medo, tudo se foi encaixando e resultando. ☺️

2025 ensinou-me que, às vezes, a felicidade não pede saltos de fé nem reviravoltas — pede apenas que paremos, ajustemos o olhar e vivamos melhor exatamente onde já estamos.



Não espero de 2026 grandes mudanças, apenas desta continuidade que me faz tão feliz,
de saúde,
e de algumas aventuras pelo meio,
se possível, na natureza… onde me sinto mais próxima a cada dia que passa. 🌲



Um 2026 carregado de alegrias, aventuras e afetos. Que seja tudo aquilo que desejas. Obrigada! 🫶

Até breve,
🧡

————
recap 2025 | feliz 2025 |

Este ano voltei a inspirar-me e a encontrar a magia do Natal nos detalhes mais simples e naturais que hoje partilho. Vol...
07/12/2025

Este ano voltei a inspirar-me e a encontrar a magia do Natal nos detalhes mais simples e naturais que hoje partilho. Volto a descobrir a beleza do que é feito devagar, com as mãos e com o coração:🌲

✨ Nos ramos verdes que perfumam a casa;

✨ Na laranja desidratada que deixa um cheiro e uma cor incrível;

✨ Nas janelas desenhadas à mão;

✨Nas luzes quentes que aquecem as noites frias;

✨Nos presentes embrulhados com amor e atenção;

✨ Nas pequenas decorações que vêm da natureza.

Há algo especial num Natal mais simples e natural: pede calma, convida ao aconchego e relembra tudo o que realmente importa.

Sabes… aqueles pequenos gestos, aqueles pequenos rituais e aquelas pequenas tradições que enchem a casa de vida, a alma de paz e o coração de memórias de infância e dos que já não estão connosco? É disso que falo… ✨

Que estas pequenas inspirações tragam também até ti um Natal mais simples e cheio de significado. 🫶

Até breve,
🧡

———-
Inspirações de Natal | Natal simples e natural |

——
📸

15/11/2025

Por mais que tivesse sido planeado, nunca imaginei que este closet se transformasse num cantinho tão cheio de luz — e o melhor de tudo? Foi tudo feito por estas duas mãos! 💪

Entre medir, lixar, pintar, duvidar de mim própria e falar com objetos inanimados (sim, parafusos, estou a olhar para vocês 😂), descobri uma coisa: quando acreditamos em nós mesmas criamos magia… até em espaços pequeninos. ✨

Estou a preparar o passo a passo desta transformação (porque se eu consegui, tu também consegues). Mas, enquanto isso, deixo este vídeo que mostra o quão feliz e orgulhosa estou com este cantinho renovado. 🙌

Às vezes, basta pôr as mãos à obra para perceber que somos mais capazes do que pensávamos.

Deixa o teu 🩵 nos comentários.

Até breve,
🧡

————-

Antes e depois | Remodelação | Closet | Quarto de vestir |

O quarto do Afonso nasceu da vontade de criar um lugar que fosse abrigo e aventura ao mesmo tempo. Foi pensado para ser ...
03/11/2025

O quarto do Afonso nasceu da vontade de criar um lugar que fosse abrigo e aventura ao mesmo tempo. Foi pensado para ser abrigo, mas também ponto de partida para mil aventuras inventadas. 🫶

Um espaço onde o verde das paredes lembrasse os passeios na natureza e onde cada detalhe tivesse o calor das coisas feitas com tempo. 🌲

As pequenas ilustrações nas paredes contam histórias de cabanas e árvores, e sobre o futebol que tanto adora; o candeeiro mostarda aquece a luz dos fins de tarde e o cesto de vime guarda os seus tesouros improváveis. 🧸

Mais do que um quarto, tem sido um um lugar que cresce com ele. Calmo, curioso, e cheio de espaço para imaginar. ✨

Conta-me: qual o detalhe que mais te transmite calma? 💭

Até breve,
🧡

--


|| Decoração de quarto de menino

Endereço

Vila Nova De Gaia

Notificações

Seja o primeiro a receber as novidades e deixe-nos enviar-lhe um email quando A menina do lar publica notícias e promoções. O seu endereço de email não será utilizado para qualquer outro propósito, e pode cancelar a subscrição a qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para A menina do lar:

Compartilhar