11/02/2026
Quando recebi este pedido fiquei rendida! Fazer umas ombreiras/gola e depois tingir com 4 cores escolhidas pela cliente. Eu, que amo cores vivas.🤤
Tingir é aprender a observar e principalmente a ter paciência, pois nada acontece de forma imediata.
Foi a primeira vez a tingir macramé e fios de algodão e foi necessário algum estudo e muitos te**es. O processo com várias cores pede muita dedicação: ver como as fibras reagem, perceber sobre as sobreposições e mistura de cores, aprender sobre os mordentes e reactivos, a controlar os movimentos para não encharcar demais, testar e misturar micro quantidades de pigmentos até chegar às cores desejadas, ter paciência até secar, porque só aí as cores reais se revelam..tudo acontece devagar e em camadas.
Foi um trabalho muito minucioso, pintado com pincéis minúsculos. Talvez dos trabalhos mais demorados, mas também dos mais gratif**antes de fazer. Identifico-me muito com esta peça.
Hoje deixo-vos fotos do que tem sido este processo, sem filtros, com muito entusiasmo, com muitos te**es, erros, aprendizagens e a certas alturas com o síndrome de impostor, a achar que não ia ser capaz de corresponder à expectativa😅 mas adoro mergulhar de cabeça e surpreender-me comigo.
Tingir ensinou-me a aceitar o imprevisível, pois no imprevisível também descobrimos as novas capacidades. Está muitooo lindo.
Estão curiosos? Comentem com 🌈.
Amanhã volto com o resultado final.
#